sexta-feira, 6 de maio de 2016

Exercício de troca de posição (Ab Maior) e Texture 5 (S.H.&G .)





Contexto:

 Mais um vídeo daquele fim de semana de gravações haha

Descrição:
 Passagem de dedo

 A proposta do exercício se mantém a mesma dos posts anteriores, a diferença é que o dedilhado para essa escala fica:

 Mão Esquerda: 321-4321-321-4321(3)1234-123...

 Mão Direita: (23)-123-1234-123- 12(3)21-321-4321...


Texture 5



Análise:

Como o próprio subtitulo diz, a peça é construída sobre um padrão em ostinato (repetições curtas em forma de loop) na mão esquerda na tonalidade de D maior. 

 A mão direita, por sua vez, se alterna entre duas frases. A primeira que chamarei de A (que vai da cabeça do compasso 3 até a cabeça do compasso 7- local onde começa o consequente em elisão com o término do antecedente) e a segunda frase, que chamarei de A' (chamo de A' pois, mesmo contrastante, ambas as frases são muito próximas umas das outras. O que não justificaria, para mim, chamá-la de um B) a qual, ao meu ver, pode ter duas interpretações:

A primeira delas é que é uma frase curta, indo do compasso 11 até o final do compasso 12. Tendo assim uma distribuição de "Antecedente - Consequente - Antecedente - Antecedente de A).  Digo isso por achar que esses 2 compassos já podem representar uma ideia musical completa.

A segunda delas é a de juntar esses pedaços menores e imaginar uma frase maior, começando no compasso 11 e indo até o final do compasso 14. Tendo assim a primeira frase terminando de forma conclusiva e a segunda frase funcionando de antecedente para a volta de A.

Em ambas as interpretações, nota-se um "desequilíbrio" (digo desequilíbrio por não pensar em uma palavra melhor agora. Não pretendo, com essa palavra, desvalorizar a estruturação da peça) entre os tamanhos da frase A e A'. o que pode sugerir uma leve mudança de andamento entre uma frase e outra com objetivo de equilibrá-las em questão de duração.

 A peça tem uma estrutura maior AA'A (com uma espécie de codetta para quebrar o ostinato e encerrar a peça) não seccionada. Ou seja, não se nota sessões separadas dentro da peça, e sim uma continuação do discurso melódico (o que é comum em peças com acompanhamento em ostinato)

Dificuldades/Soluções:

*Embora o ostinato facilite muito a leitura, é muito fácil deixá-lo "robótico", sem fraseado e etc. Para resolver isso eu busquei ignorá-lo completamente como frase e fazê-lo acompanhar as mudanças de dinâmica e tempo da mão direita.

É isso aí. Simples e bacana de analisar,
Abraços Abraços Abraços Abraços Abraços Abraços
Augusto Girotto


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