sexta-feira, 6 de maio de 2016

Drunken Sailor - Canto marítimo (para 3 ou mais pianos)




Contexto:

 Conheci essa música quando fui fazer um luau na casa de um amigo e ficamos um tempo cantando e improvisando sobre o tema. Praticamente 2 semanas depois, após começarem as aulas de piano na emesp, esse arranjo nos foi apresentado como uma forma de leitura a primeira vista coletiva. A professora perguntou se alguém conhecia isso, e eu brinquei com ela respondendo que não e cantando a letra enquanto tocava o tema no piano "what shall we do with a drunken sailor, early in the morning?" e, no fim daquela semana, descobri que uma moça que canta no mesmo coral da Usp que eu tem um arranjo desse tema para coro (que eu quero muito *-*)


Descrição:

 Estima-se que esse tema seja um canto marítimo do início do século XIX, usado com a mesma proposta que as "work songs" dos escravos africanos na América do norte - a de aliviar o trabalho pesado que precisavam fazer.

 No século XX, a música começou a se espalhar pelos "não navegantes" e passou a fazer parte do repertório popular, principalmente entre os ingleses e irlandeses.

Sua estrutura é bem simples. É uma frase musical dentro da tonalidade de D maior que se repete com alterações do texto, pois como esse texto tinha costume de ser improvisado/ser um jogo, a melodia ficava em segundo plano. Servindo apenas como apoio da métrica e das rimas.


Percebe-se nesse arranjo que ele não necessariamente precisa ser tocado por três pianos, visto que a mão esquerda de ambos é praticamente igual em todos eles. Portanto, tal divisão foi feita apenas para deixar o arranjo o mais fácil possível de tocar. Caso seja necessário, o arranjo inteiro pode ser reduzido para 2 ou piano solo facilmente.

Para criar as duas outras vozes eu parti do princípio "o que está faltando nesse arranjo?", percebi que sentia falta de peso nos graves, mais marcados e com mais movimentação rítmica (que resolvi fazendo bicordes sobre a troca da harmonia) além de sentir falta de um contraponto mais sonoro (visto que a mão direita do piano 2 facilmente se mistura com a textura do baixo na escuta, resolvi isso fazendo a mesma linha oitavada em outra região, com uma articulação diferente)


*Dificuldades/ Soluções:

*Tecnicamente é uma música bem fácil, só deu um probleminha para gravar as linhas para o vídeo, pois como queria usar o áudio da câmera, ao invés do pedal de loop, eu decidi gravar os vídeos separados e juntá-los na edição. Funcionou bem para o que consigo fazer, mas esqueci de mutar o metrônomo do piano em um dos vídeos, o que deixou estranho na edição final haha

É isso ai
Abraços, yaaaawrrrr e rum para todos
Augusto Girotto

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