terça-feira, 15 de março de 2016

Exercício de passagem de dedo (F maior) + After the Rain (Lynn Freeman Olson)

Escala em C + Saturday Smile





Contexto:

 Segundo post com os exercícios da aula de piano. Gostei do modelo de postar um exercício + 1 música, vou experimentar assim em mais alguns vídeos.

 Descrição:

 Passagem de dedo

 A proposta do exercício se mantém a mesma do post anterior, a diferença é que o dedilhado para essa escala fica:

 Mão Esquerda: 54321-321-4321-32123-...

 Mão Direita: 1234-123-1234-123(4)321-...



After the Rain





 Leitura super simples, antes de começarmos a professora recomendou que procurássemos o que a música tem de "diferente" para não sermos pegos de surpresa. Com isso ela se referia à indicação do pedal e ao cruzamento da mão esquerda sobre a direita no compasso 18.

 Análise:

  O material usado para a construção da peça é claramente a Escala Hexatônica (que já expliquei Neste Post).
 Ao meu ver, essa peça é mais focada em "gestos" musicais do que em "frases" propriamente ditas e sua forma é baseada no contraste de duas texturas:

 Uma contínua e "empoeirada" (sensação essa causada pelo choque dos harmônicos entre as notas seguradas do pedal) que vai do c.1 ao c.8 e retorna efetivamente no c,21 se mantendo até o final da música.

A segunda textura é seu oposto, como todo bom contraste, sendo mais seca e interrompida. Os compassos 12 e 16 funcionam, ao meu ver, como uma espécie de "dominante gestual", ou seja, um gesto musical que tendo a nos levar de volta à primeira textura mas que nos leva para outros lugares. No compasso 12 esse gesto nos engana ao voltar para a textura mais seca. No compasso 16 eles nos leva para uma espécie de "ponte" para voltarmos à primeira textura.


 Dificuldades/Soluções:

*A escala em F me deu um pouco de nó na cabeça, pois após ter estudado uma escala com passagens de dedos diferentes em ambas as mãos, tocar uma que possui passagens iguais me confundiu por um tempo. Para resolver isso fiquei alternando entre as duas tonalidades para me acostumar com ambas

* After the Rain para mim é daqueles tipos de peça que é, ao mesmo tempo, super simples e bem complicada.

 Simples porque a leitura, dedilhados, tempo e mecânicas são bem fáceis, podendo ser aprendidas por pessoas com pouquíssimo tempo de piano.

 Por outro lado se mostra complicada pois para fazer essa massa sonora (que tem corpo, mas é bem sutil) soar, para fazer essas dinâmicas e dar a clareza a cada gesto são bem difíceis. Exigindo bastante silencio ambiente e muito controle das dinâmicas (algo que ainda não tenho)

 O ruído da câmera atrapalhou um pouco o áudio... mas até que me lembrou um pouquinho aquele ruidinho de chuva leve hahaha

É isso aí, até a próxima
Abraços
Augusto Girotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário