quarta-feira, 2 de março de 2016

Cifra x Tablatura x Partitura

Cifra x Tablatura x Partitura


 É muito, muito, muito comum ver gente chamando uma forma escrita de outra, achando que é tudo a mesma coisa. Portanto, acho válido dar exemplos do que é o que.


Cifra ou notação cifrada.

 A cifra é uma forma de notação que se dedica exclusivamente à notação dos acordes da música. Ela serve para que possamos ver da forma mais clara possível o acorde que se toca em determinada parte da música:

(exemplo de cifra)

A cifra mostra:  os acordes da música de forma universal (ou seja, para qualquer instrumento), a harmonização da melodia de forma clara (fazendo com que não tenhamos que deduzir/analisar os acordes da música)
A cifra não mostra: o ritmo do acompanhamento (deixando o intérprete livre para escolher o ritmo), os voicings do acorde (deixando o intérprete livre para fazer os acordes na região que preferir), informações melódicas, dinâmicas, formais e etc...
Indicada para: representação harmônica da música, escrita harmônica para improvisação.


Tablatura 

 A tablatura é uma notação específica para alguns instrumento. Que tem como objetivo mostrar como se toca a música em determinado instrumento:


(exemplo de tablatura para guitarra)


(exemplo de tablatura para flauta doce)


A tablatura mostra: execução das notas da música em um instrumento específico (facilitando um primeiro contato com um instrumento sem um professor) uma proposta de uma execução técnica.
A tablatura não mostra: rítmica, harmonia, dinâmica, fraseado...
Indicada para: materiais didáticos de instrumento para pessoas que não sabem ler partituras ainda, tirar dúvidas sobre execuções daquela música em um determinado instrumento.

Curiosidade:

 Um dos erros mais comuns é chamar a tablatura dos acordes de violão/guitarra de "cifra"., isso acontece simplesmente pelo seu aparecimento ser mais comum em músicas já cifradas, por exemplo:


  Normalmente isso é chamado de "cifra", mas na verdade é uma tablatura, visto que é uma escrita que mostra uma das execuções do acorde de Fá maior em um violão. Nesta imagem, a única coisa que pode ser chamada de cifra é a letra "F", que é como se nota o acorde de fá maior na escrita cifrada.


Partitura:

 A partitura é uma das formas mais detalhadas e completas de se notar música. Pois indica as alturas exatas das notas, a rítmica de cada uma delas, permite a escrita de instrumentos simultâneos com bastante clareza. Além disso, com um pouco de treinamento, a partitura indica bem até mesmo aquilo que não está escrito literalmente, como forma, tonalidade, harmonia e etc. Fazendo, assim, que seu domínio se faça fundamental para todos aqueles que desejam um estudo mais aprofundado da música.


(exemplo de partitura)

A partitura mostra: alturas e rítmica com bastante precisão, articulações. dinâmicas, fraseado, sessões entre outras coisas
A partitura não mostra: harmonia (relações entre os acordes), agógica, possibilidades de improvisação
Indicada para: escritas precisas e definidas da música, registro de composições, materiais didáticos, estudo de repertório...



 Escritas mistas

 Obviamente, não precisamos nos prender apenas um desses tipos de escrita e sim usar o que cada um tem de melhor para atender suas necessidades. É muito comum ver cifras sobre partituras ou tablaturas, ou a escrita rítmica das partituras com as tablaturas.

(exemplo de partitura cifrada)

(exemplo de tablatura com escrita rítmica)

(exemplo de tablatura cifrada)

 É claro que além dessas existem outras formas de se notar música, com foco em forma, dinâmica, fraseado e etc.. mas vou deixar para comentá-las outra hora
 Espero que o post tenha sido útil.
o< >o
Augusto Girotto
   



Um comentário:

  1. Obrigado Augusto, estou estudando violão, mas já toquei instrumentos de sopro antes. Já conhecia as partituras, mas este mundo das tablaturas e cifras é novo para mim, seu artigo me ajudou a posicionar as coisas. Abraços

    ResponderExcluir