The Jazz Piano Book: Chapter 2 - iim7 V7 IMaj7
Diminished TriadsMinor Triads
Augmented Triads
Major Triads
Contexto:
Finalmente de férias, aproveitei para voltar ao livro para trocar um pouco os ares. Por pouco tempo, já que o festival de poços está chegando e devo ir para lá no domingo... Vamos torcer para que renda bons vídeos, não é?
Descrição:
Nesse capítulo o autor explica os modos gregos e fala o porque da cadência ii V I ser a mais famosa no jazz, pois apresenta com apenas 3 acordes duas opções de 3ª, e duas opções de 7ª em uma cadência completa, dando mais opções na improvisação.
Como proposta de exercício, o autor sugere que se memorize e se toque a cadência em todos os tons, através do ciclo das 5ªs, com acordes formados apenas por F - 3ª - 7ª em estado fundamental.
No video eu toco a mesma cadência duas vezes, uma vez com a 7ª na ponta, e outra vez com a 3ª.
Dificuldades e soluções:
* Após ficar um tempão fazendo cadências de tríades, minha mão se acostumou a procurar uma das inversões delas toda vez que vejo um acorde. Nesse exercício tomei um baile pois, além de acrescentar a 7ª, tinha que tirar a 5ª do acorde. Para facilitar a visualização, eu focava em achar apenas a terça do acorde de ii, pois a sétima é mais fácil e as demais notas vêm com o encadeamento.
É isso aí, próximo vídeo desse livro é harmonizando Just Friends com acordes de 3 notas.
Um não, 251 abraços para vocês
Augusto Girotto
Nenhum comentário:
Postar um comentário