Método moderno de guitarra, Vol 1 - Willian Leavitt (Dueto Sea to sea)
Contexto:
Meu aluno já está tocando o primeiro dueto do método (*-* orgulho hahaha) então decidi gravar backing tracks para ele poder estudar em casa sendo acompanhado por um "eu virtual". De quebra, aproveitei para gravar mais um vídeo para o blog com a música completa.
Backing Track da Guitarra 1
Backing Track da Guitarra 1
É um dueto bem bacana, soa bem sem ser de difícil execução. A guitarra 1 faz um acompanhamento harmônico na maior parte da música e "pega emprestado" um pedaço do tema antes do final.
A guitarra 2 faz uma movimentação melódica em semínimas (como se simulassem as ondas do mar) sobre os acordes da guitarra 1.
A tonalidade é Dó maior e a harmonia se limita a T, S, D e D7. O compasso é quaternário simples. Considerei essa música como tendo apenas um tema que se repete várias vezes, com uma única alteração de vozes (passar da guitarra 2 para a 1 por um momento, e depois voltar)
Dificuldades/Soluções:
* Ao tocar esse tema, é legal ter um cuidado em não tocar "nota por nota" e sim estruturas maiores... Por exemplo a cadência que a guitarra 1 faz do compasso 1 ao 3. Para isso é só escolher como se quer dividir as frases da música e perceber onde está o começo, meio e fim de cada frase. Para evitar tocar "nota por nota" é legal desligar o metrônomo depois de ter uma segurança com a linha
* Os acordes que aparecem em ambas as guitarras são bem fáceis de sair "banguelas", isto é, com alguma das notas faltando. Isso geralmente ocorre devido a um "medo" de atacar mais cordas do que o necessário. Para evitar isso, é só abafar as cordas que não se quer ouvir e palhetar sem medo de esbarrar nas outras.
* A leitura costuma atrapalhar um pouco quem não está muito acostumado com partituras. No caso dessa música, ajuda marcar as partes que são iguais para juntar a leitura com a memória e alcançar resultados mais rápidos.
É isso aí, post dedicado aos alunos desse método.
Abraços e continuem navegando pela música
Augusto Girotto
A guitarra 2 faz uma movimentação melódica em semínimas (como se simulassem as ondas do mar) sobre os acordes da guitarra 1.
A tonalidade é Dó maior e a harmonia se limita a T, S, D e D7. O compasso é quaternário simples. Considerei essa música como tendo apenas um tema que se repete várias vezes, com uma única alteração de vozes (passar da guitarra 2 para a 1 por um momento, e depois voltar)
Dificuldades/Soluções:
* Ao tocar esse tema, é legal ter um cuidado em não tocar "nota por nota" e sim estruturas maiores... Por exemplo a cadência que a guitarra 1 faz do compasso 1 ao 3. Para isso é só escolher como se quer dividir as frases da música e perceber onde está o começo, meio e fim de cada frase. Para evitar tocar "nota por nota" é legal desligar o metrônomo depois de ter uma segurança com a linha
* Os acordes que aparecem em ambas as guitarras são bem fáceis de sair "banguelas", isto é, com alguma das notas faltando. Isso geralmente ocorre devido a um "medo" de atacar mais cordas do que o necessário. Para evitar isso, é só abafar as cordas que não se quer ouvir e palhetar sem medo de esbarrar nas outras.
* A leitura costuma atrapalhar um pouco quem não está muito acostumado com partituras. No caso dessa música, ajuda marcar as partes que são iguais para juntar a leitura com a memória e alcançar resultados mais rápidos.
É isso aí, post dedicado aos alunos desse método.
Abraços e continuem navegando pela música
Augusto Girotto
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