segunda-feira, 10 de agosto de 2015

C.Czerny, Op.261 Exercícios 1 - 4

C.Czerny, Op.261 Exercícios 1 - 4





Contexto:
 Desde que comecei a fazer aulas de piano, minha professora nota problemas de postura nas minhas mãos na hora de tocar e me recomendou esse método para eu estudar técnica paralelamente ao repertório,  Tenho feito cada um dos exercícios sem pressa para tentar tirar o melhor resultado que eu puder. Cada um dos exercícios foi gravado com bastante tempo de distância do anterior (exceto o primeiro e o segundo, que foram gravados no mesmo dia)

Descrição:
Os exercícios gravados são bem curtos, de fácil leitura e trabalham a agilidade de ambas as mãos:

- O exercício 1 é bom para trabalhar a articulação e a resistência da mão direita, exigindo a postura e presença de cada um dos dedos. Além disso, possui encerra com uma movimentação escalar que exigem "passagens de dedo".

- O exercício 2 é uma versão do primeiro exercício par a mão esquerda.

- O exercício 3 é uma aplicação do exercício 1 dentro de uma pequena composição

 - O exercício 4 é uma aplicação do exercício 2 em uma pequena composição.



Dificuldades/Soluções:

 Embora aparentemente simples, cada exercício me deu bastante trabalho até eu começar a gostar do que estava saindo.

* Os exercícios 1 e 2 tendiam a soa muito "embolados" nas semicolcheias e acabei notando que isso acontecia, na maioria das vezes, por falta de "força" nas notas atacadas pelos dedos 4 e 5. Para resolver isso busquei diminuir o andamento e dar uma atenção especial à esses dedos até conseguir deixar as notas mais claras. Fui acelerando aos poucos depois.

* Ainda nos exercícios 1 e 2, percebi que as longas frases em semicolcheias tendiam a cair o andamento devido ao cansaço das mãos. Para resolver isso eu primeiro tentei aumentar o tempo de pausas entre os exercícios... mas percebi que me "esfriava" e o cansaço não passava muito, então a forma que me pareceu mais eficaz foi alternar andamentos rápidos e lentos, o que deixava o estudo mais interessante.

* Os exercícios 3 e 4 apresentaram a dificuldade da mudança de articulação e de dinâmica, que as vezes não saiam por "esquecer de fazer". Isso se resolvia parando toda vez que notava que tinha esquecido e repetindo algumas vezes as passagens para automatizar

* No exercício 4, no 1º e 3º compassos a frase da mão esquerda tendia a acentuar a nota mais aguda também, devido ao acompanhamento da mão direita. Foi uma das coisas mais chatas de tirar, pois quando eu treinava as mãos separadas saia tudo certo e, na hora de juntar, o erro voltava. Para resolver isso, eu fiquei tocando a mão esquerda em loop no compasso 1 e ia tentando colocar a direita, depois fiz a mesma coisa começando pela direita e tentando colocar a esquerda depois.

É isso aí, 4 já foram... só faltam uns 10 milhões.
Abraços para os estudantes de piano e para as minhoquinhas que fazem ginastiquinha
Augusto Girotto



Nenhum comentário:

Postar um comentário