segunda-feira, 15 de maio de 2017

Arpejo em D + Topsy-Turvy (E.L. Lancaster)

Arpejo em C + Bungalow in Quogue
Arpejo em G + The Fifes


Contexto:

Seguindo a série do "editei mas não postei, agora tô postando" mais um exercício de arpejos (agora em D) e outra peça para treinar leitura passada na aula de piano complementar na Emesp.

Descrição:

Arpejos

 Os arpejos seguem o padrão do post anterior, a digitação do arpejo de D maior se mantém igual ao do arpejo de G maior para ambas as mãos

Topsy Turvy 




Ao meu ver, essa peça é mais "gestual" do que "tonal". Ela apresenta um motivo inicial sobre um acorde de Mi menor com 6ª e desloca esse acorde dentro da armadura de clave (sempre mantendo o padrão F-3-5-6 do acorde inicial)

Os 8 primeiros compassos me dão uma leve ideia de "Tema" que me faz escutar essa forma como se tivesse duas seções, uma a cada aparição do tema. Ou seja, sendo a primeira seção do compasso 1 ao 16 (sendo do 1 ao 8 a apresentação do tema, do 9 ao 14 uma variação e os compasso 15 e 16 uma espécie de ponte para a retomada do tema) e a segunda do compasso 17 ao fim. (sendo 17 ao 24 a reexposição do tema, do 25 ao 30 uma construção de um ponto culminante e os compassos 31 e 32 uma interrupção desta construção para terminar a música "do nada". 

*Dificuldades/ Soluções:

*A maior dificuldade que tive em Topsy-Turvy foi de fazer as notas soarem separadas. Achava que o "embolado" era devido ao andamento tocado, mas acabei descobrindo que era o tipo de staccato que eu estava fazendo (eu concentrava o movimento do staccato no pulso, passei a fazer de dedo para deixar as notas mais curtas ainda). Ao mudar o tipo, consegui uma separação maior das notas.

É isso aí, até a próxima
A.b.r.a.ç.o.s.
Augusto Girotto



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