terça-feira, 23 de agosto de 2016

Exercício de troca de posição (Db Maior) e Texture 17 (S.H.&G .)

Escala em Eb + Minueto em Bb
Escala em C + Saturday Smile

  

Contexto:

 
Usei o último fim de semanas das olimpíadas para terminar de gravar as escalas que faltavam, falta agora gravar algumas musiquinhas para manter o padrão dos vídeos anteriores. Logo em seguida começarei a gravar os arpejos das tríades maiores.

Descrição:
  Passagem de dedo

 A proposta do exercício se mantém a mesma dos posts anteriores, a diferença é que o dedilhado para essa escala fica:

 Mão Esquerda: 321-4321-321-4321(3)1234-123...

 Mão Direita: (23)-123-1234-123- 12(3)21-321-4321...
Texture 17.



Análise:
 Formalmente, a peça só tem um tema que, para mim, vai do compasso 1 ao compasso 8, que se repete logo em seguida.

 Acho essa peça interessante pois, mesmo sendo tecnicamente super simples, tem algumas coisas  interessantes para se notar:

 -A primeira delas é que a peça possui tanto elementos "tonais" quanto "modais".  Considero ela construída sobre Dó Mixolídio (compassos 1,2,5 a 8 da primeira frase) com uma leve passagem para Fá Mixolídio nos compassos 3 e 4. Sendo estes os elementos "modais" (Claro que estou me referindo ao "modal" que chamam no jazz, não ao modal medieval).
  Porém, mesmo com o uso desse "material mixolídio" as escolhas de caminhos do baixo seguem uma lógica bem Tonal (C - F - C - G, que seria Tônica - Subdominante - Tonica - Dominante em Dó maior), que se aproxima da forma "Blues de 12 compassos" simples.

- Outra coisa que aproxima a forma dessa música da de um blues de 12 compassos é o "turn-around"  nos dois últimos compassos do tema, sessão essa que é responsável pela "chamada" tanto harmônica quanto melódica da volta do tema.

- A escala de Dó mixolídio é: C-D-E-F-G-A-Bb .  Porém não são as únicas notas que aparecem na música, temos ainda D#, G# e Eb. A explicação para essas notas aparecerem são:

D# e G# - Essas notas são "notas de aproximação" das notas consecutivas (E e A), tais notas funcionam como "sensíveis', mas de outros graus da escala. Essas notas comumente substituem outras da escala (no caso D em C mixolídio e G em F mixolídio) nas linhas de walking-bass e boogie bass (sendo este último indicado na partitura como subtitulo)

Eb- é a 7ªm de F, indicando que aqueles dois compassos estão em F mixolídio, não em C.

Dificuldades/Soluções:
 *A escala de Db é uma das mais fáceis de se tocar, pois o polegar cai sempre nas "notas brancas" da escala, tornando-a bem anatômica. Outra coisa que facilita é que ela possui a mesma digitação da escala anterior (Ab maior)

*Embora a Texture 17 seja indicada como um Boogie Bass, não sentia o swing do estilo tocando-a como escrita na partitura. Pois o tema, o baixo e o turn-around estão majoritariamente em semínimas. Para resolver isso, pensei a peça como escrita em 2/2 e apliquei o swing nas semínimas, como se faz nas colcheias de músicas em 4. Particularmente, preferi ela assim.

 É isso aí
Aboogiebraços
 Augusto Girotto



2 comentários:

  1. Por que você parou de postar no blog? Só achei hoje aqui na internet.
    Excelente conteúdo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava um pouco desanimado com o blog pois tinha a impressão que ninguém lia o que eu escrevia por aqui. Mas na verdade era o meu email que não estava me avisando dos novos comentários. Voltarei a postar com mais frequência agora durante a quarentena :D

      Excluir