Cadências - I II65 V I no Modo Maior
I IV V I - Maiori iv V i - Menor
I ii6 V I - Maior
i iiº6 V i - Menor
Contexto:
Esse vídeo é resultado de um final de semana em que decidi gravar cadências com todas as possibilidades de subdominante (que eu consegui lembrar, excluindo inversões, 7ªas e cadências individuais) no modo maior. Sendo elas:
1) Subdominantes maiores
Subdominante maior (que já está no blog neste post)
Subdominante maior com substituição da 5ª pela 6ª (que também já está no blog, aqui)
Subdominante maior com 5ª e 6ª ( conteúdo deste vídeo)
2) Subdominantes menores (próximos posts)
Subdominante menor
Subdominante menor com substituição da 5ª pela 6ª
Subdominante menor com 5ª e 6ª
Subdominante relativa
Subdominante anti-relativa
Subdominante napolitana
Já está tudo gravado, faltando apenas a edição dos vídeos. Caso alguém lembre de alguma sub que esteja faltando, é só avisar que eu gravo tb.
Descrição:
A subdominante com 6ª e 5ª pode ser interpretada de duas formas. Como um acorde de II grau com sétima na primeira inversão (ii65) - ou seja, em Dó maior esse acorde seria um Dm7/F segundo a notação de harmonia tradicional.
Segundo a harmonia funcional, essa subdominante vem do IV grau com um acréscimo da 6ª na tríade maior (S65) - ou seja, em Dó maior ela seria um Fá maior (Fa- La - Do) com sua 6ª (Ré) segundo sua notação na harmonia funcional.
O diferencial dessa subdominante em relação às anteriores, é que ela possui notas comuns com ambas as funções ao redor dela (T e D). A Subdominante maior (S) - Fa - La Do possui nota comum com o acorde de função Tônica (T) - Do - mi - sol. A Subdominante maior com 6ª (S6) Fa - La - Ré possui nota comum com o acorde de função Dominante (D) Sol - Si - Ré. Como dito, a Subdominante com 5ª e 6ª (S65) - Fa - La - Do - Ré possui notas comuns com as funções Tônica e Dominante.
Dificuldades/ Soluções:
* Conforme vou fazendo as cadências, percebo que minha intimidade com as tonalidades do teclado vão aumentando, o que faz com que o problema "que notas têm em cada acorde?" se resolva muito mais rápido. Porém, acho importante que se ouça o intervalo de 2ª maior dentro dessa Sub, para resolver isso precisei focar nos pesos dos dedos 4 e 5 da mão direita, fazendo com que essas notas ficassem mais audíveis (embora algumas tonalidades dificultem isso, não deixando esse intervalo tão claro)
* Pensando nos encadeamentos dos acordes como de um coral SATB, foi necessário um divisi de sopranos para fazer com que o acorde tivesse 5ª e 6ª e, por isso, para evitar os tão comentados "uníssonos/oitavas paralelas" precisei manter esse divisi até o final do encadeamento, terminando na tônica em posição de terça.
É isso aí, esse post ficou com bastante vocabulário técnico... se alguém não entender alguma coisa é só comentar por aqui que eu tiro as dúvidas
Um abraço e busque sempre o que você tem de comum com as tônicas e dominantes ao seu redor.
Augusto Girotto
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